Apresentação

Em atendimento à Resoução CGPC n° 23/2006 e à Instrução Normativa Previc n° 11, a Faelba torna público o seu Relatório de Atividades relativo ao excercício de 2015, contendo a síntese da gestão da Entidade no período, demonstrando os principais números da Fundação e as realizações mais relevantes ocorridas no referido exercício. Este documento contém, ainda, as Demonstrações Financeiras (DF’s) e Atuariais (DA’s), as Notas Explicativas e o Relatório dos Auditores Independentes, além da Manifestação do Conselho Deliberativo e o dos Pareceres do Atuário e do Conselho Fiscal da Entidade.

Principais realizações 2015

Homenagem ao Dia do Aposentado

Carmelita Novais, Assistida da Faelba, foi indicada pela Faelba para receber diploma alusivo ao dia do Aposentado, comemorado em 24/01. O evento foi promovido pela ABRAPP, em São Paulo, no dia 26 de janeiro.

Manual dos Viúvos

O que era pra ser um material destinado apenas aos Aposentados e Pensionistas se transformou numa publicação positivamente aguardada e solicitada pelos Participantes nas unidades de trabalho do Patrocinador Coelba. O Manual dos Viúvos é um sucesso no sistema de previdência complementar pela particularidade do conteúdo e na forma de abordagem das informações.

O Manual foi criado e desenvolvido a partir da parceria estabelecida, entre a Associação dos Aposentados da Coelba (AAC) e a Faelba. O propósito do conteúdo é o de ampliar o conhecimento dos Participantes e Assistidos sobre os procedimentos necessários à solicitação do benefício de pensão ou pecúlio por morte junto aos órgãos competentes, entre outras a Faelba e o INSS.

Fiscalização da Previc na Faelba

Sob fiscalização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Órgão Regulador e Fiscalizador do Sistema Fechado de Previdência Complementar, ligado ao Ministério da Previdência Social, a Faelba demonstrou transparência na gestão, que segue as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Deliberativo no Estatuto Social da Fundação. Todas as exigências dos procedimentos executados na Entidade foram, devidamente, cumpridas.

2ª via de boleto online

Com o objetivo de proporcionar atendimento rápido, fácil e eficaz foi disponibilizado no site da Faelba a 2ª via de boleto de Empréstimo e de Autopatrocinados. O Participante ou Assistido pode imprimir a 2ª via do boleto acessando a área restrita do site.

Web page do RAI

O Relatório Anual de Informações (RAI) ganhou novo formato em 2014. A versão WEB foi disponibilizada, em abril de 2015, aos Participantes e Assistidos, através do desenvolvimento de uma plataforma digital, exclusivamente, para divulgar as principais realizações do exercício, além dos números mais significativos da gestão no ano. O RAI 2014 da Faelba, também, está disponível em PDF, no site da Fundação, em atendimento à legislação vigente, que trata da divulgação das informações da Entidade aos seus Participantes, Assistidos e Patrocinadores.

Conversa Aberta

A Diretoria Executiva programou dois momentos especiais para conversar com os Participantes e Assistidos da Fundação. O objetivo dos encontros foi apresentar, com clareza e transparência, o direcionamento das ações da Diretoria diante de cenários indefinidos da economia no Brasil e no mundo.

Guia Perfis de Investimento

A publicação reuniu os principais temas relativos aos Perfis de Investimento oferecidos aos Participantes e Assistidos vinculados ao Plano de Contribuição Definida (CD – Faelflex). O Guia foi distribuído a tempo de subsidiar possíveis movimentações das reservas matemáticas em razão da abertura de prazo, em 1º de junho. A exemplo de todas as publicações da Faelba, o Guia Perfis de Investimento foi disponibilizado na versão digital.

Preparação da Governança

Em 2ª edição na Faelba, o Programa de Capacitação à Governança teve o objetivo de capacitar novos e potenciais gestores da Entidade (dirigentes, conselheiros e colaboradores). O treinamento foi modelado pela Faelba junto à Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) para oferecer 10 disciplinas dispostas em 112 horas-aula, proporcionando qualificação e reciclagem àqueles que estarão à frente da gestão do negócio da Fundação.

Ciclo de Palestras

A Diretoria Executiva realizou ciclo de palestra na capital e no interior para falar sobre Perfis de Investimento. Participantes e Assistidos vinculados ao Plano de Contribuição Definida (CD – Faelflex) tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o desempenho dos Perfis Conversador, Básico e Diferenciado, oferecidos pela Fundação, e ainda conhecer os cenários macroeconômicos que impactam diretamente no resultado dos investimentos da Entidade.

Distribuição Regulamento Plano BD

Participantes, Aposentados e Pensionistas vinculados ao Plano de Benefício Definido (BD) receberam o novo Regulamento do Plano Previdenciário. A edição contemplou a inclusão da Seção sobre a Destinação da Reserva Especial, proposta pelo Conselho Deliberativo e aprovada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Faelba Itinerante

O Programa Faelba Itinerante esteve presente nas cidades de Feira de Santana e Camaçari, nos dias 09 e 28/07/15, respectivamente, para prestar atendimento aos empregados da Coelba lotados naquelas Unidades.

Eleição - Diretor de Seguridade (DSE)

Para a eleição do DSE, em 2015, a Faelba usou duas formas distintas de opção de voto; telefone e internet. Estivram aptos a votar todos os Participantes, a Categoria Especial de Participante sem vínculo com o Patrocinador, que compreende os Autopatrocinados e Vinculados (BPD), Assistidos e Beneficiários, conforme Regimento Eleitoral. Alvaro Pinho venceu as eleições.

Jornal Dinâmico

Lançada a nova proposta visual do Jornal da Faelba, principal veículo impresso da Fundação. O formato, arrojado e alegremente colorido, permite a disposição dos conteúdos de maneira mais leve, permeados de infográficos e com textos curtos. Tudo foi pensado para atrair a atenção do público. O novo jornal da Faelba traz links e QR Code das matérias publicadas, possibilitando ao leitor aprofundar o conhecimento acerca dos temas abordados na edição.

Sistema de Gestão de Riscos - 31000

Para a manutenção do Sistema de Risco na Faelba, a empresa de Consultoria especializada, QSP Consultoria, realizou auditoria interna do Sistema de Gestão de Riscos (SGR).

APP Faelba

No mês de aniversário da Faelba foi disponibilizado aos Participantes e Assistidos o Aplicativo para dispositivos móveis (celulares e tablets). Desenvolvido nas plataformas Android, iOS e Windows Phone, o App Faelba permite o acompanhamento das informações da Entidade e coloca à disposição dos usuários serviços como alteração do Perfil de Investimento, participação nos processos eleitorais, além de consultas ao extrato de contribuição, de benefícios e aviso de crédito, e, também, visualização da 2ª via de boleto de Empréstimo e de Autopatrocínio, entre outros.

Pesquisa de Satisfação

Em atendimento à recomendação da ISO 9001:2008, a Faelba disponibilizou no site da Fundação a Pesquisa de Satisfação para todos os Participantes e Assistidos.

Encerramento Curso para Governança

O Diretor Superintendente da Faelba, Augusto Reis, encerrou o treinamento de capacitação à governança na mesma modelagem da versão anterior do Programa. Augusto Reis apresentou o módulo “Prática de Gestão - A Visão do Dirigente”, mostrando aos Participantes do curso a aplicabilidade dos conhecimentos repassados nas 112 horas-aula das 10 disciplinas disponibilizadas aos postulantes a uma vaga na governança da Entidade.

Manutenção da ISO9001

Em novembro, foi realizada a 1ª auditoria de manutenção, após a recertificação dos processos da Faelba na ISO 9001:2008, em novembro de 2014. Foi a primeira auditoria do novo ciclo de avaliação e teve o objetivo de monitorar a conformidade do Sistema de Gestão da Faelba com a norma ISO 9001:2008, a Fundação foi recertificada para o período de 2015 - 2018.

Guia de Orientação ao Participante

A Faelba encerrou as publicações do ano de 2015 com a edição do Guia de Orientação ao Participante, mostrando que o entendimento acerca da previdência no Brasil é uma questão de cultura. O Guia apresenta um resumo dos principais processos previdenciários de Participantes e Assistidos junto à Fundação e dá ênfase à necessidade de posicionamento dos atores no ciclo de vida pessoal, para balizar os investimentos da poupança previdenciária, garantindo os resultados almejados para uma aposentadoria tranquila.

Ciclos de palestras

A Diretoria da Faelba realizou ciclos de palestras para subsidiar o momento da opção pelos Perfis. No total, foram realizadas 13 palestras, alcançando grande número de Participantes e Assistidos. O ciclo de palestras teve início nas cidades de Vitória da Conquista e Juazeiro, passando por Porto Seguro, Barreiras, Eunápolis, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado, Camaçari e Salvador. O ciclo foi encerrado com a palestra em Feira de Santana, no dia 05/12.

Nova Sistemática de Movimentação dos Perfis de Investimento

Novas mudanças foram implementadas na sistemática dos Perfis de investimento. Entre elas, o fim do termo impresso, isto é, o formulário que possibilitava a movimentação manual da escolha pelos Perfis. A partir de dezembro, toda a operação passou a ser feita pela Internet. Outras mudanças foram a escolha da movimentação das reservas matemáticas pelos Perfis Básico e Diferenciado e também a opção pelo Rebalanceamento Mensal Automático.

Mudança na Carteira de Empréstimo

Cumprindo a deliberação do Conselho Deliberativo, a Faelba colocou em prática as seguintes ações da carteira de Empréstimo: mudança da Taxa de Risco para quitação do empréstimo, em caso de falecimento do mutuário, e diminuição da idade mínima para solicitação de avalista, exclusivamente para os Assistidos do Plano BD; suspensão da concessão de empréstimos aos Participantes na situação de Resgate Parcelado (Plano CD); e a suspensão da concessão de empréstimo na modalidade Pré-Fixada, por tempo indeterminado desde 01/12/2015.