Apresentação

O Relatório Anual, contendo o resumo das atividades realizadas pela gestão da Faelba em 2014 já está disponível. Este ano, foi dado um novo formato ao documento, para dinamizar a disseminação das informações aos Participantes e Assistidos vinculados aos Planos Previdenciários BD e CD. A versão web do Relatório Anual de Informações (RAI) representa a manutenção do alinhamento da Faelba com os novos tempos, onde a comunicação deve atender à expectativa dos diversos públicos. A íntegra do Relatório Anual está disponível em PDF, também, no site da Entidade.

Principais realizações 2014

Criação da Área de Auditoria Interna, Controle e Compliance

Considerando imperativo ampliar os controles nos processos da Entidade, a Faelba criou, em janeiro, a Área de Auditoria Interna, Controle e Compliance. A visão estratégica da Governança foi fundamentada em quatro pilares:

• 1) Unificar o Sistema de Gestão da Qualidade com o Sistema de Gestão de Risco;
  • 2) Centralizar num único setor a responsabilidade de conduzir o processo de auditoria interna:
  • 3) Alinhar com a recomendação do Guia de Melhores Práticas Contábeis para as EFPCs (Entidades Fechadas de Previdência Complementar) da Previc - Superintendência Nacional de Previdência Complementar, de avaliar a conveniência e viabilidade da criação de uma área de auditoria interna; e
  • 4) Adequar o grau de maturidade da Faelba no que concerne à criação de uma cultura de gerenciamento de riscos e controles internos dos seus processos.

Aposentado Homenageado

Antônio Carlos Costa, Assistido da Faelba, foi homenageado no evento do Dia do Aposentado, em São Paulo, no dia 23.01. A cerimônia foi promovida pela Abrapp, Sindapp e ICSS.

Regulamento Plano CD Alterado

Com a aprovação da criação do percentual de 100% sobre a contribuição básica mensal do Faelflex pelo Conselho Deliberativo, a Faelba divulgou e publicoupara consulta dos Participantes e Assistidos a alteração do §1º, do art. 16, do Regulamento do Plano de Contribuição Definida (CD). A proposta de alteração ficou disponível no site da Faelba por 30 dias, entre 22.02 e 24.03, sendo, posteriormente encaminhada àPrevic para análise e aprovação.

Palestra para os Assistidos

Seguindo orientação da Previc, de melhores práticas de gestão, a Diretoria da Faelba promoveu palestra de prestação de contas para Aposentados e Pensionistas na Sede da Associação dos Aposentados da Coelba (AAC), em 12.03.

Faelba Itinerante

O Programa Faelba Itinerante, cujo propósito é estreitar o relacionamento com os Participantes e Assistidos, foi reiniciado em 15.05. Nas unidades de trabalho do Patrocinador, os Particpantes Ativos recebem informações sobre o Plano Previdenciário e, também, atendimento personalizado nas áreas de empréstimo e benefícios.

Educação Previdenciária e Financeira

Participantes e Assistidos vinculados aos Planos de Benefício Definido (BD) e de Contribuição Definida (CD) foram sensibilizados da importância da interação nas ações do Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Faelba. Entre as ações desenvolvidas, foi feita a distribuição do Álbum Noções de Investimentos que, em 2014, trouxe conteúdo especial sobre finanças pessoais, e do Book de Benefício, em DVD, contendo vídeos animados e explicativos sobre o Regulamento dos Planos Previdenciários.

Pesquisa de Satisfação

Em atendimento à recomendação da ISO 9001:2008, a Faelba aplica, anualmente, Pesquisa de Satisfação. Em 2014, o questionário, com abordagens relativas à gestão, investimentos, benefícios, comunicação, riscos e qualidade, foi encartado, para todos os Participantes e Assistidos, na edição do Jornal da Fundação.

Encontro de Benefícios

A Faelba esteve presente no XVII Encontro dos Profissionais de Benefícios, promovido pelas entidades do estado de Alagoas e realizado em Maceió, nos dias 21 e 22.08. O Diretor Superintendente, Augusto Reis, e o Diretor de Seguridade, José Caetano Pugliese Guimarães, prestigiaram o evento.

Preparação para a Aposentadoria

O Diretor Superintendente, Augusto Reis, participou, em 2014, das duas edições do "Meu Momento", Programa de Preparação para a Aposentadoria realizado pelo Patrocinador Coelba. A participação da Faelba se dá através de palestra, com abordagem dos principais temas do Regulamento dos Planos Previdencários aplicavéis à entrada do Participante na aposendoria. Técnicos da área de Benefícios da Fundação prestam atendimento especializado aos potenciais aposentados, demonstrando as possibilidades de uso da reserva matemática acumulada, dentro dos critérios estabelecidos pelos regulamentos dos Planos. A 10ª e a 11ª Turmas do Meu Momento aconteceram, respectivamente, em maio e setembro.

Alteração do Regulamento Plano BD

Em atendimento à exigência da Previc, através do Oficio nº 2.639/CGTR/DITEC/PREVIC, o Conselho Deliberativo da Faelba, em reunião de 25.09.2014, aprovou a criação da Seção sobre a Destinação da Reserva Especial no Regulamento do Plano de Benefícios Previdenciários nº 002 – Plano de Benefício Definido (BD), com reversão de valores ao Patrocinador.

Faelba 40 anos

A Faelba completou 40 anos, em 31.10. Para comemorar essa data, foi desenvovida e implementada, ao longo do ano, uma campanha de sensibilização e envolvimento com os Participantes, Assistidos e com o Patrocinador Coelba. Entre as ações criadas para marcar a trajetória de sucesso da Fundação, ao longo do tempo, destacaram-se:

• Selo de Aniversário

Com o selo, difundido em todos os veículos de comunicação da Fundação, foi iniciada a comemoração das quatro décadas de existência da Entidade. Durante o ano de comemoração dos 40 anos da Faelba, o selo especial de aniversário estará na assinatura de todas as comunicações oficiais da Fundação.

• Brinde de Aniversário

Foram distribuídos brindes de aniversário para todos os Participantes e Assistidos da Fundação. Os Participantes Ativos receberam a lembrança dos 40 anos da Faelba nas unidades de trabalho; Aposentados e Pensionistas receberam o brinde no endereço residencial cadastrado na Entidade.

• Novo Site

Entre as peças da campanha dos 40 anos, foi dada especial atenção ao site da Fundação. A nova versão apresenta um layout moderno e com funcionalidades renovadas que facilitaram a navegação, em um ambiente inovador. Foram implementados softwares de leitura e, também, a função responsiva, adequando-se ao formato de tela de qualquer dispositivo.

• Redes Sociais

A experiência de sucesso da Faelba nas redes sociais, mais especificamente no Facebook, motivou, no ano do 40º aniversário, em 2014, a criação do Perfil Faelba no Twitter (@faelbacomunica). Com mais de 9 mil fãs no Facebook, a Fundação se prepara para institucionalizar, gradativamente, as presença da Entidade nas redes sociais.

Novo regulamento

A Faelba, em atendimento à legislação vigente, distribui o novo Regulamento do Plano de Contribuição Definida (CD) com todos os Participantes e Assistidos vinculados ao Plano Previdenciário.

Novo Estatuto

O Estatuto Social da Faelba foi alterado e, após obedecer ao trâmite legal estabelecido pelo órgão regulador, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, foi distribuído para todos os Participantes e Assistidos dos Planos de Benefício Definido (BD) e de Contribuição Definida (CD).

Empréstimo - Procedimento Novo

Entrou em vigor, no dia 01.11, o novo procedimento para concessão de empréstimo aos Participantes. A novidade foi a implementação da Autorização para Desconto em Folha de Pagamento, validada pelo Patrocinador Coelba.

Qualidade e Controle de Riscos

A Faelba foi recertificada pela Norma ISO 9001:2008, após três anos de certificação. Mais que isso, a Fundação implantou controles de riscos, com o objetivo de obter a Declaração de Aderência à ISO 31000:2009, resultando no amadurecimento do sistema de gestão da Entidade, que é pautado nos requisitos da Qualidade e de Risco.

Gestão Aprovada

Participantes e Assistidos estão satisfeitos com a gestão e governança da Faelba. De acordo com a pesquisa aplicada e, em conformidade com as respostas obtidas nos questionários, aproximadamente 75% dos Participantes estão satisfeitos com o desempenho da Fundação. Em relação à Administração da Faelba, 80,42% avaliam positivamente a governança da Entidade; no quesito confiança e transparência, 79,23% dos Participantes registram que a Faelba informa com clareza e objetividade os atos de gestão praticados e que objetivam a melhoria da qualidade de vida dos seus Participantes.

Perfis de Investimento

A Diretoria da Faelba realizou dois ciclos de palestras para subsidiar o momento da opção pelos Perfis de Investimentos, o primeiro em maio e o segundo, em dezembro. No ciclo do segundo semestre, foram realizadas 13 palestras, impactando significativo número de Participantes e Assistidos. As palestras foram realizadas nas cidades de Vitória da Conquista e Juazeiro, passando por Porto Seguro, Barreiras, Eunápolis, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado, Camaçari e Salvador. O ciclo foi concluído com a palestra em Feira de Santana, no dia 05.12.

Simulador de Reserva Matemática

Para atender à uma antiga reivindicação dos Participantes, foi disponibilizado, no site da Fundação, o Simulador de Reserva Matemática. Considerada uma ferramenta de grande utilidade, o simulador possibilita a projeção da reserva matemática futura com base em dados hipotéticos inseridos e, também, a programação do benefício com base na reserva projetada. As instruções sobre o uso do aplicativo, bem como as advertências correlatas, estão dentro do próprio simulador. Destaca-se que os dados resultantes do uso desta ferramenta referem-se, meramente, a uma simulação, cujos valores obtidos devem ser confirmados, posteriormente, pela Fundação.

Sistema de Atendimento

Disponibilizado o novo Sistema de Atendimento da Faelba aos Participantes e Assistidos. O novo sistema dispõe da funcionalidade que permite o acompanhamento das solicitações feitas à Fundação. Através do número de protocolo, gerado no momento do atendimento, é possível saber o status da demanda na Faelba Participante. O sistema foi desenvolvido para agilizar o atendimento, garantindo eficácia na satisfação das solicitações demandadas à Entidade.