Qualidade e Riscos

Sistemas de Gestão e Controles Internos

A Faelba mantém em sua gestão dois sistemas de gestão integrados: o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ e o Sistema de Gestão de Riscos – SGR.

A integração dos sistemas possibilita à Entidade a diminuição do retrabalho, facilitando os processos e incentiva a criação de uma cultura de melhoria contínua.

Em 2014, o SGQ, baseado na NBR ISO 9001:2008, entrou em um novo ciclo de gestão, sendo reavaliado por uma auditoria externa e obtendo a recertificação por mais um perído de 3 (três) anos.

Em Outubro de 2014, após auditoria, a BRTÜV (organismo certificador)  concluiu que o Sistema de Gestão de Riscos da Faelba atende aos requisitos da norma QSP 31000:2010, utilizada para fins de auditoria e certificação baseada nos príncipios e diretrizes da norma internacional ISO 31000:2009, atual referência mundial em Gestão de Risco.

Em consonância com as melhores práticas de governança, gestão e controles internos, a Fundação implantou, em 2014, a área de Auditoria Interna, Controles e Compliance, cujo propósito principal é a avaliação dos processos internos, dos controles e gerenciamento dos riscos. Foram mais de 80 horas de auditoria, visando avaliar a aderência da entidade aos requisitos das normas de referência, regulamentos e demais normativos.