Perfil Básico

Possui a maior parte de seus recursos alocada no segmento de Renda Fixa. Este perfil, também, possui alocação nos segmentos de Imóveis, Investimentos Estruturados e Operações com Participantes. Apesar da grande concentração no segmento de Renda Fixa, este perfil apresenta volatilidade, pois seus ativos são marcados a mercado, ou seja, o preço dos ativos na carteira é dado pelo mercado.

RENDA FIXA

No ano, o resultado abaixo do esperado deve-se, principalmente, do segmento de renda fixa cuja a volatilidade nas curvas de juros e o aumento das incertezas no ambiente macroeconômico aumentaram a aversão ao risco dos investidores em geral e pressionaram os preços dos títulos no mercado. A exposição significativa, dos fundos de renda fixa que compõem este perfil em títulos públicos, principalmente em Nota do Tesouro Nacional Série – B (NTN-B) cuja rentabilidade é indexada ao IPCA, teve maior contribuição negativa no resultado do perfil.


perfil-basico-grafico-plano-cd
 

Para cumprir o índice de referência do segmento de renda fixa (INPC + 4,5% a.a), a Faelba dividiu o segmento em dois mandatos com benchmarks diferentes, são eles: %CDI+ % IMA-B 5 + % IMA-B 5+ + 1%(benchmark híbrido) e IPCA + 6,0%.

Em 2014, o benchmark híbrido encerrou com a composição de 80% CDI + 8% IMA-B 5 + 12% IMA-B 5+ +1, com retorno acumulado no ano de 12,58%.

 


perfil-basico-renda-fixa-benchmark
 

Em fevereiro de 2014, o Fundo Exclusivo Unibanco CD foi encerrado após reavaliação da estrutura do segmento de renda fixa, seus recursos foram alocados nos fundos exclusivos híbridos e no novo fundo Bradesco FI REF DI Federal Extra. Este último fundo com benchmark CDI. Apesar da rentabilidade positiva entre os fundos de mandatos híbrido, os mesmos não conseguiram alcançar o benchmark. A volatilidade devido as incertezas acerca das eleições fizeram os gestores do fundo a adotar uma posição mais defensiva na condução da estratégia dos fundos.


perfis-renda-fixa-
 

O fundo da Sul América Inema apresentou retorno de 11,04% no acumulado do ano, porém o mesmo não atingiu o benchmark IPCA+ 6%. O fundo tem abertura para alocar em fundos multimercados institucionais, este segmento apresentou performance abaixo do CDI em alguns casos.

O fundo Bradesco FI REF DI Federal Extra atingiu o objetivo proposto quando do seu investimento acompanhando de perto o CDI. Desde entrada da Entidade no fundo até final de dezembro a rentabilidade acumulada foi de 10,10% enquanto o CDI 10,82%. A diferença entre as rentabilidades é justificada pelo momento de entrada no fundo, no meio do mês de janeiro, não capturando todo o retorno do mês e as taxas cobradas pelo fundo.

INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS

O nível elevado da inflação e a elevação da taxa básica de juros também impactaram as oportunidades em investimentos alternativos como fundos de investimentos em participações e fundos de investimentos imobiliários no mercado. Houve redução significativa de abertura de novos fundos neste tipo de estratégia, os investidores estavam bastante cautelosos sobre os rumos da economia pós eleições.

O fundo da Rio Bravo possui foco no investimento em fontes de energia alternativas, como eólica, PCHs entre outras fontes. Em 2013, o fundo fechou a sua capitação (chamadas de capital e integralizações) com R$ 547.800.000,00, sendo a última chamada de capital realizada em 16/09/2013. O fundo apresentou performance -2,16 % no ano. O fundo está finalizando o desenvolvimento de alguns projetos firmados na constituição do fundo.

O fundo BNY Mellon GTD tem como objetivo a realização do fechamento de capital da Companhia GTD Participações S.A. A Faelba mantinha posição em sua carteira própria de dois milhões de ações sendo 50% ações ordinárias e 50% ações preferenciais. Em julho de 2013, as ações de posse da Faelba foram transferidas para o fundo sob administração e gestão da BNY Mellon Asset a qual deverá providenciar todo o processo do fechamento de capital e a saída dos atuais cotistas do fundo no papel. O fundo obteve retorno de 2,37% em 2014.

IMÓVEIS

O cenário para investimentos mobiliários mudou em relação ao ano de 2013. O segmento tem apresentado aumento de estoque com a conclusão de novos projetos, porém a venda ou alocação destas propriedades tem se tornado difícil com deterioração da economia, com empresas alterando seu cronograma de investimentos e famílias com endividamento alto. A Faelba não realizou nenhum investimento no segmento, apenas a manutenção dos imóveis que já possui.