Perfil Diferenciado

Este perfil é o que apresenta maior risco por ter a totalidade de sua alocação no segmento de Renda Variável. Destina-se àqueles participantes com menor aversão ao risco e mais tempo para montar a reserva já que as perdas no curto prazo podem ser recuperadas no longo prazo. A performance do perfil consolidado ficou em linha com os principais indicadores do mercado. A alocação dos recursos em estratégias diferentes, como Ibovespa Ativo, Dividendos, Small/Smid Caps, Ativista, Valor, IBX e Investimentos no Exterior, reduziu o impacto negativo da bolsa de valores no desempenho do perfil.


perfil-diferenciado
IBOVESPA ATIVO

Este mandato foi reduzido após o estudo de rebalanceamento da estrutura de renda variável, sendo composto por dois fundos BBM Valuation II e BNY Mellon Arx. Atualmente, o mandato tem aplicado R$ 14.409.497,11 O BBM Valuation II encerrou o ano com retorno de 6,12 % e o BNY Mellon Arx fechou com -3,17%, enquanto o Ibovespa apresentou queda de -2,91%.


mandato-ibovespa-ativos
DIVIDENDOS

Este mandato foi reduzido para apenas um fundo, após o estudo de rebalanceamento da renda variável em 2013. O fundo BTG Pactual Dividendos FIC FIA tem o maior valor alocado individualmente, R$ 17.992.488,47. A gestão mais ativa do fundo contribuiu para resultado positivo de 4,50%, apesar das expectativas ruins para o crescimento da economia.


mandato-dividendos
VALOR, SMALL/SMID CAPS E ATIVISTAS

Os três mandatos possuem características semelhantes, são fundos que buscam descorrelacionar seus portfólios do Ibovespa. Estes gestores buscaram em 2014, as melhores oportunidades através da alocação em empresas que estejam subavaliadas pelo mercado. O mandato da estratégia Valor é o maior de todos com cinco fundos em sua composição.

No ano, o destaque positivo foram o fundo Gávea Ações FIC FIA com ganho de 1,05%. Na outra ponta, os destaques negativos ficaram com os fundos Guepardo 60 FIC FIA e Guepardo Inst. FIC FIA com -9,03% e -9,06%, respectivamente. Estes resultados ruins dos fundos da estratégia valor refletiu o ambiente de incertezas com a busca por papéis de maior liquidez pelos investidores.

mandato-valor
 

O mandato Small/ Smid Caps teve seu tamanho reduzido com saída do fundo HSBC Small Caps após avalição de seu desempenho no longo prazo. O ano foi difícil para os fundos small caps, por se tratar de empresas de baixa capitalização e liquidez reduzida no mercado, como no caso da Victoire Small Caps. No caso do fundo BBM Smid Caps, seu regulamento permite alocar em empresas maiores o que beneficiou o resultado do fundo no ano. As previsões de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) cada vez menores em um ambiente de inflação elevada e taxa de desemprego nas mínimas históricas aumentou a aversão ao risco da bolsa brasileira.


perfis-mandato-small-smid-caps
O mandato Ativista apresentou o pior resultado dentro da estrutura da renda variável. O mandato tem as mesmas características do Small/ Smid Caps, porém o gestor acompanha a empresa participando ou indicando pessoas para a composição da governança delas.


perfis-mandato-ativista-2014
CORE – IBX

O mandato IBX é composto pelo Fundo Exclusivo Franklin Templeton CD, que tem o objetivo de acompanhar ou superar o retorno apresentado pelo seu índice de referência, o IBX. O IBX apresentou performance negativa no ano de 2,78%, enquanto o fundo obteve desempenho um pouco melhor de -2,26% no ano. Este resultado se deve a gestão ativa do gestor descorrelacionando parte da sua carteira do índice, ou seja, o gestor buscou fazer alocações pontuais onde o mesmo enxergava maior oportunidade de ganho.


perfis-core-ibx-2014