Aposentados em alta

COMUNICAÇÃO

voltar

09 de novembro de 2012

Levantamento elaborado pela consultoria Hays aponta que 20% das empresas contratam profissionais já aposentados que voltam ao mercado de trabalho.
Segundo o estudo, 50% dessas contratações acontecem em função da necessidade de mão de obra especializada, com vivência na área de atuação e experiência em projetos específicos.
A contratação de profissionais que voltam ao mercado é percebida principalmente em cargos técnicos: 72% das empresas recrutam aposentados para essa função. Outros registros são em cargos de diretoria (33%), gerência (28%), conselho (17%) e presidência (6%).
A motivação, segundo os autores do levantamento, é a falta de mão de obra qualificada no mercado, gerando a escassez de profissionais e forçando as empresas a procurar pessoas com mais experiência.
Ainda de acordo com a análise, os setores que mais contratam profissionais aposentados são serviços (25%), bens de consumo (10%), telecomunicações (8%) e farmacêutico (7%).
Em torno de 70% das contratações são feitas por grandes empresas com faturamento maior que R$ 90 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões.

Fonte: Folha de São Paulo