Aprovada nova faixa de contribuição

COMUNICAÇÃO

voltar

24 de agosto de 2012

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) divulgou no Diário Oficial da União, em 20/08/2012, a aprovação das alterações propostas ao Regulamento do Plano CD (Faelflex). A proposta de adequação do Regulamento contemplou a criação do percentual de 80% sobre a contribuição básica mensal ao Faelflex. Além deste, outros pontos foram alterados para melhor entendimento do Regulamento.

A nova versão do documento foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em fevereiro deste ano. Segundo Antônio Guedes, Diretor de Seguridade da Faelba, “a aprovação do novo percentual de 80% é um anseio antigo dos Participantes da Fundação. A Faelba entende que o ideal é que esse percentual seja ainda maior, e estamos batalhando por isso”. No entanto, para Guedes, “a nova faixa além de ser um avanço, vem num excelente momento, diante de uma nova realidade econômica em que os Participantes devem ser mais atentos e proativos para tentar aumentar ao máximo a sua reserva matemática”.

Ao fazer a sua opção pelas faixas, além de determinar a sua própria contribuição, o Participante determina, também, a contribuição que o Patrocinador fará em seu nome. Assim, ao optar pela menor faixa, o Participante compromete, significativamente, o valor do benefício futuro de aposentadoria. Isso porque a diferença que ele deixa de contribuir reflete em dobro nos recursos acumulados, uma vez que o Patrocinador também deixa de contribuir com o mesmo montante. Na visão do Diretor de Seguridade da Faelba, “é fundamental, para aumentar suas reservas, que os Participantes que estejam na faixa de 50% verifiquem a possibilidade de aumentar sua contribuição para 70%. E os que já estão na nesta faixa, façam a opção pelos 80%”.

Os Participantes interessados em optar pela faixa de 80% devem aguardar novas informações da Faelba para realizar a alteração, uma vez que estão sendo realizados ajustes no sistema para atender a nova realidade.

Atendendo o inciso II do § 1º do art. 10 da Lei Complementar nº 109 de 29 de maio de 2001 e § 2º da Resolução 23de 06 de dezembro de 2006, a Faelba disponibiliza para seus Participantes o novo Regulamento do Plano CD, que encontra-se disponível no espaço Institucional -> Legislação.

Clique aqui para conhecer o novo Regulamento do Faelflex.