Como economizar no supermercado

COMUNICAÇÃO

voltar

10 de julho de 2017

As compras do mês no supermercado são feitas, normalmente, no dia ou logo após o dia do pagamento mensal e consomem cerca de 30% do salário dos brasileiros. Mas, com pequenos ajustes, é possível reduzir esses gastos. Para isso, siga alguns passos fundamentais nessa missão:

  1. Troque as compras mensais pelas semanais: assim você tem maior chance de levar para casa apenas o que precisa, evitando o desperdício de comida e dinheiro. Além disso, se você exagerar ou pagar mais caro em algum produto terá um prejuízo menor, pois poderá ser corrigido na semana seguinte.
  1. Compras no atacado: existem produtos que, normalmente, custam menos quando vendidos em grandes quantidades e que podem ser armazenados sem problema, como materiais de limpeza, sabão em pó, sabonete e papel higiênico, por exemplo. Avalie o que sua família consome durante o mês e procure o melhor preço em um supermercado ou loja de atacado.
  1. Faça uma lista: entrar em um supermercado sem uma lista é prejuízo na certa. Antes de sair de casa, olhe a despensa e a geladeira, faça a lista e compre apenas o que está nela. Compare preços, quantidades e qualidade. Dê preferência para horários e dias em que as lojas estão menos movimentadas.
  1. Pesquise: Você não pode entrar no primeiro supermercado e comprar. É preciso pesquisar. Escolha os supermercados perto de sua casa ou trabalho e compare os preços entre eles. A internet também é uma boa ferramenta para pesquisar preços.
  1. Sem fome: estudos comprovam que se você entrar no supermercado com fome vai comprar mais do que compraria depois de comer.
  1. Deixe as crianças em casa: se você levar as crianças, existe uma grande chance de comprar o que não estava previsto. Para elas, o supermercado é como um parque de diversões alimentares, cheio de chocolates, doces e guloseimas.
  1. Promoções: consulte folhetos de produtos em promoção distribuídos nos supermercados e divulgados pela mídia. Aproveite essas oportunidades apenas para produtos que estão na sua lista. Cheque a qualidade, as condições da embalagem e o prazo de validade.
  1. Marca própria: estes produtos custam cerca de 20% menos que os artigos das marcas líderes e você pode ficar agradavelmente surpreso com a qualidade. Experimente.

Fonte: https://banco.bradesco/html/classic/educacao-financeira/despesas/oito-passos/index.shtm