DDA: opção para Autopatrocinados

COMUNICAÇÃO

voltar

24 de janeiro de 2014

Uma ferramenta bancária pode facilitar a rotina de pagamentos mensais de quem está na situação de Autopatrocinado na Faelba. O DDA (Débito Direto Autorizado) permite que boletos em papel de mensalidades sejam recebidos como boletos eletrônicos, garantindo maior agilidade na cobrança e comodidade no pagamento. Diferente do Débito Automático, o DDA não realiza o débito em conta antes da autorização do cliente. Além dos boletos da Faelba, o sistema pode ser usado para pagamentos de escolas, planos de saúde, condomínios, entre outros. Usando o DDA, o Autopatrocinado consegue consultar a cobrança de boleto da Faelba 10 dias antes do vencimento.

Entenda como o DDA funciona e peça informações ao seu banco:

O que é o DDA?

O Débito Direto Autorizado é um sistema que permite que boletos e compromissos de pagamento sejam recebidos eletronicamente. Mas, para isso, é preciso que o cliente autorize o banco a fazer a emissão do boleto e o pagamento pela internet. O pagamento pode ser feito mesmo que o boleto tenha sido emitido por um banco que não seja a instituição com a qual você trabalha.

Como Funciona?

O cliente precisa se cadastrar no banco no qual tem uma conta para autorizar o pagamento dos boletos. A empresa que emite o boleto também estará cadastrada no sistema e passará a enviar o boleto diretamente para o seu banco. O pagamento das contas será feito entre os bancos: o que emite o boleto a pedido da empresa e o banco no qual a pessoa que autorizou o pagamento tem uma conta. A fatura eletrônica fica armazenada em um banco de dados que pode ser acessado por todos os bancos.

Como se cadastrar?

O cliente deve entrar em contato com o seu banco e pedir o cadastramento. Basta apresentar o número do CPF e da conta corrente.

O DDA funciona como o débito automático?

Não. No débito automático, o banco faz o pagamento da conta sem que você precise autorizar. No caso do DDA, o banco envia o boleto eletronicamente e o pagamento é feito após autorização do cliente. A única semelhança com o débito automático é que no DDA também existe a possibilidade de emissão de um comprovante de pagamento, que pode ser impresso em papel ou arquivado eletronicamente.

Fonte questões: Portal R7