Glossário

COMUNICAÇÃO > EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

voltar

B

Back Officeretaguarda operacional. Área de processamento e contabilidade, que apóia e controla as operações realizadas pelas instituições financeiras.

BC ou BACEN – É o Banco Central do Brasil. Órgão do Governo Federal, com sede em Brasília e dez representações regionais no País, é responsável por gerir o Sistema Financeiro e entre suas atribuições estão:
– A execução das resoluções do Conselho Monetário Nacional;
-A emissão do papel-moeda (dinheiro);
– O financiamento da dívida pública e a negociação da dívida externa;

Benchmarking – Processo gerencial contínuo e sistemático, inspirado em práticas ancestrais japonesas, de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os concorrentes mais fortes e empresas líderes, com a finalidade de se alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva; atende à necessidade de informações e ao desejo de corrigir um problema empresarial.

Benchmarks – Índice, produto ou empresa utilizado para comparar a lucratividade entre investimentos, produtos, serviços e taxas por um dado período de tempo. São exemplos de benchmarks brasileiros o Índice Bovespa; Índice Brasil – IBX; Índice Brasil- 50 (IBrX-50); Taxa DI; Variação cambial; taxa Selic.

Beneficiário – Dependente habilitado ao recebimento de benefício de pensão por morte ou pecúlio por morte.

Beneficiários Preferenciais – Dependentes que têm prioridade, de acordo com as classes, para o recebimento do pecúlio por morte.

Benefício de Risco – Benefício de caráter previdenciário pago periodicamente sob a forma de renda ou de anuidades.

Blue Chipnegociação em bloco. Negócio ou leilão envolvendo um grande lote de ações em Bolsa de Valores.

BM&F – Bolsa de Mercadorias e Futuros – Associação, sem fins lucrativos, com objetivo social de:

– efetuar o registro, a compensação e a liquidação, física e financeira, das operações realizadas em seus pregões e/ou registradas em quaisquer de seus sistemas de negociação;

– organizar, prover o funcionamento e desenvolver mercados  livres e abertos, para negociação de quaisquer espécies de títulos e/ou contratos, que possuam como referência ativos financeiros, índices, indicadores, taxas, mercadorias e moedas, nas modalidades a vista e de liquidação futura;

– manter, entre outros, serviços de padronização, classificação, análises, cotações, estatísticas e informações sobre assuntos que interessam à BM&F e a seus sócios;

– prestar serviços de custódia fungível e não fungível de mercadorias, de títulos e valores mobiliários e de quaisquer outros ativos físicos e financeiros.

BNDES – Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que tem como objetivo financiar a longo prazo os empreendimentos, que contribuam para o desenvolvimento do país. Objetiva o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais, a comercialização de máquina e equipamentos e o financiamento à exportação. Apóia os investimentos sociais direcionados para a educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e ambiental e transporte coletivo de massa. Esta ação financiadora resulta na melhoria da competitividade da economia brasileira e na elevação da qualidade de vida da sua população. Os produtos e serviços buscam atender às necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor, estabelecidas no país. A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do banco.

Bolsa de Valores – Instituição civil sem fins lucrativos destinada a reunir corretores em pregão para operar, em nome de clientes e mediante o pagamento de comissão em fundos públicos, ações, e valores mobiliários. Há uma conduta ética nas negociações que deve observar como a divulgação das operações executadas com presteza, amplitude e detalhes.

Bolsa em Alta – Quando o índice de fechamento do pregão é superior ao fechamento anterior.

Bolsa em Baixa – Quando o índice de fechamento do pregão é inferior ao do fechamento anterior.

Bolsa Estável – Quando o índice de fechamento do pregão se mantém no mesmo nível do fechamento anterior.

Bovespa –  Bolsa de Valores do Estado de São Paulo. É a maior bolsa de valores do Brasil, onde são realizadas a compra e venda de ações.

Av. Tancredo Neves, 450 - Ed. Suarez Trade, 33º andar, sala 3302 - Caminho das Árvores - Salvador - BA. Cep: 41.820-020

Tel.: (71) 3113-6000 / Fax: (71) 3113-6049