Glossário

COMUNICAÇÃO > EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

voltar

C

Cálculo por Equivalênica Atuarial – É o cálculo que leva em consideração os saldos das contas Patronal e Pessoal, a expectativa de vida do Participante e a taxa de juros, prevendo o fluxo de entrada e a saída de recursos financeiros.

Câmbio – Operação financeira em que há compra ou venda de moeda estrangeira. É a relação entre valores de duas ou mais moedas nacionais.

Carteira de Ações –Conjunto de ações de diferentes empresas que pertence a um investidor (pessoa física ou jurídica).

CGPC – Conselho de Gestão da Previdência Complementar – Órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Previdência Social, responsável pela regulação, normatização e coordenação das atividades das EFPCs.

CMN – Conselho Monetário Nacional – Instância máxima da estrutura do Sistema Financeiro Nacional, é quem fixa as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e de crédito e regula as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras. É formado pelo ministro da Fazenda (Presidente do Conselho), o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o Presidente do Banco Central. Entre as suas atribuições estão:
– Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia;
– Regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos;
– Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras;
– Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
– Coordenar as políticas monetárias, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.

Coabitação – Estado de duas pessoas que habitam conjuntamente como casados. Vida em comum.

Commodities – Termo inglês que significa “mercadoria”. No mercado financeiro define um tipo de produto com grau pequeno de industrialização, agrícola ou mineral, e grande importância econômica por ser bastante negociado no mercado de importação e exportação; café, algodão, soja, cobre, petróleo são alguns exemplos. Esses produtos são negociados em bolsas de valores específicas.

Companheira – Pessoa que coabita e convive maritalmente com o Participante. Para habilitação ao benefício faz-se necessária a comprovação da coabitação.

Cônjuge – Cada um dos casados em relação ao outro, com situação regularizada pela Certidão de Casamento.

Contribuição – Valor vertido ao plano de benefícios pelo participante, assistido ou patrocinador, para o custeio dos benefícios e das despesas administrativas.

Contribuições Faelba – Contribuição do Participante e do Patrocinador recolhidas mensalmente.

Conta Pessoal – É o nome dado à conta formada com as contribuições recolhidas pelo Participante, acrescidas da rentabilidade líquida obtida com a aplicação dos recursos.

Conta Patronal – É aquela onde são depositadas as contribuições feitas pelo Patrocinador, em nome de cada Participante, acrescidas da rentabilidade líquida obtida com a aplicação dos recursos.

COPOM – Comitê de Política Monetária – Órgão ligado ao BC é encarregado de definir a taxa de juros básica da economia e decidir a meta da taxa SELIC, que deve vigorar no período entre suas reuniões ordinárias, cujo calendário é divulgado anualmente. Quando o CMN estabelece metas de inflação, cabe ao COPOM implementar uma política monetária capaz de alcançá-las. É composto por membros da diretoria colegiada do Banco Central.

Crash – Denomina a queda veloz das cotações das ações para níveis extremamente baixos; crise econômica súbita e generalizada. O primeiro e o mais famoso crash foi o de 24 de outubro de 1929 (a quinta-feira negra) na Bolsa de Valores de Nova York, dando início a crise econômica mundial dos anos 30, que ficou conhecida como a Grande Depressão.

Custeio Administrativo – Valor destinado à cobertura das despesas decorrentes da administração dos Planos de Benefícios de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), conforme definido nos Regulamentos e respectivos planos de custeio.


Av. Tancredo Neves, 450 - Ed. Suarez Trade, 33º andar, sala 3302 - Caminho das Árvores - Salvador - BA. Cep: 41.820-020

Tel.: (71) 3113-6000 / Fax: (71) 3113-6049