Glossário

COMUNICAÇÃO > EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

voltar

R

Rating – Expressão inglesa que significa classificação do risco oferecido por um banco, um fundo de investimento, uma empresa ou um país. Feito por agências especializadas, serve como referência aos investidores na hora de decidirem onde aplicar os recursos. A classificação é expressa em termos de qualidade (excelente a péssima) ou nível de risco (investment grade a inadimplente). Entre as maiores rating agencies estão as norteamericanas Standard & Poo’r e Moody’s Investors.

Regulação –  Cabe ao Conselho de Gestão da Previdência Complementar – CGPC, órgão colegiado também vinculado ao Ministério da Previdência Social.

Regulamento – Documento que tem como objetivo disciplinar os direitos e obrigações da Faelba, dos Patrocinadores, dos Participantes e dos Beneficiários.

Renda Fixa – É o tipo de investimento que possui uma remuneração ou um retorno de capital investido dimensionado no momento da aplicação. O investimento pode não só ser econômico, como também pode ser um trabalho (administrativo ou manual), ou qualquer outro tipo de serviço a favor de um empreendimento ou corporação. Pode ser o nome do tipo de rendimento obtido por um investimento em títulos do mercado financeiro (chamado de aplicação financeira no Brasil).

Renda Variável – São aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. Os mais comuns são: ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), quotas ou quinhões de capital, Commodities (ouro, moeda e outros) e os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas).

Reserva de poupança – Valor relativo às contribuições e jóia efetuadas pelo Participante aos Planos da Faelba.

Reserva Matemática – Valor monetário que designa os compromissos da EFPC em relação a seus participantes em uma determinada data. Corresponde à soma da reserva matemática de benefícios a conceder e a reserva matemática de benefícios concedidos.