Orçamento Pessoal ou Familiar

COMUNICAÇÃO

voltar

19 de fevereiro de 2015

O orçamento familiar pode ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos. Por isso, é importante que toda movimentação de recursos financeiros, incluindo todas as receitas (rendas), todas as despesas (gastos) e todos os investimentos, esteja anotada e organizada.

O orçamento pessoal (ou familiar) deve ser iniciado a partir do registro de tudo que você (ou sua família) ganha e o que gasta durante um período, em geral, um mês ou um ano. Na elaboração do orçamento é necessário organizar e planejar suas despesas, com o objetivo de gastar bem o seu dinheiro, suprir suas necessidades e ainda realizar sonhos e atingir metas, de acordo com as prioridades definidas.

Confira, abaixo, dicas para manter  o orçamento pessoal equilibrado:

Planeje

Deve-se listar as receitas e despesas para o período. Para isso, você pode utilizar as contas passadas para usar como base.

Registre as despesas

Anote, de preferência, diariamente, qualquer despesa tanto as grandes quanto as pequenas, como o cafezinho.

Agrupe as anotações

Com o tempo, as anotações serão muitas. Para que você entenda melhor suas anotações, agrupe-as conforme características similares. Por exemplo: despesa com alimentação, habitação, transporte, lazer, etc.

Avalie

Você deve avaliar como suas finanças se comportaram ao longo do mês e agir, de forma corretiva e preventiva, para que seu salário e sua renda proporcionem o máximo de benefícios, conforto e qualidade de vida.