Palestra sobre Cenário Econômico

COMUNICAÇÃO

voltar

17 de agosto de 2018

A Faelba recebeu na quinta-feira, dia 16/08, a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif que ministrou palestra sobre o Cenário Econômico Brasileiro. Participaram do encontro dirigentes e gestores de Fundos de Pensão baianos que ouviram da economista as impressões e estudos sobre o atual momento político brasileiro, os impactos que as próximas eleições podem causar ao cenário econômico do país, bem como os desafios que estão por vir.

Latif falou das consequências do fim do bônus demográfico no Brasil, que contribui para o desalinhamento da macroeconomia, e como a baixa produtividade das empresas nacionais interferem na capacidade do país se desenvolver devido à falta de abertura comercial, do autoritarismo do estado brasileiro no ambiente de negócios e das complexas regras tributárias e regulatórias impostas ao empresariado nacional.

A economista acredita na melhora do cenário econômico, mesmo com todas as incertezas que cercam o Brasil. “Eu vejo avanços no país e portanto, apesar do enorme desafio, existe a possibilidade de um cenário benigno. Na cabeça das pessoas é impossível o Brasil dar certo, mas eu acho que tem um caminho para o cenário benigno, ainda que eu não consiga atribuir uma elevada probabilidade a isso” afirmou Latif.

Zeina Latif, ainda, listou as prioridades que o novo presidente poderia se empenhar para o país avançar, como a estabilidade macroeconômica, a reforma tributária com a simplificação dos impostos e um cuidado especial com o ensino médio.