Qual caminho seguir após desligamento da empresa?

COMUNICAÇÃO

voltar

08 de maio de 2014

Uma dúvida bastante comum entre os Participantes que se desligam do Patrocinador e ainda não se aposentaram é qual caminho trilhar com o Plano de Previdência da Faelba. É importante saber que há um verdadeiro leque de opções para quem vive esse momento, tanto mantendo quanto encerrando o vínculo com a Fundação. Este cardápio é composto pelos Institutos Previdenciários, dos quais fazem parte o Autopatrocínio, o BPD, o Resgate e a Portabilidade. Para esclarecer estes quatro pontos, publicaremos série semanal de matérias sobre os Institutos. Nesta estreia, você conhecerá mais sobre a Portabilidade.

Após anos construindo uma reserva matemática a fim de conquistar uma aposentadoria tranquila, o Participante não precisa se desfazer de seus objetivos em caso de término do vínculo empregatício com o Patrocinador. É possível manter o planejamento previdenciário na própria Faelba (Autopatrocínio) ou portar a reserva constituída para outra entidade fechada, instituição financeira ou companhia seguradora (entidades abertas).  Neste caso, o Participante opta pela Portabilidade. A Entidade que recebe o aporte passa a administrar toda a reserva matemática e, por isso, com esta opção é cessado qualquer vínculo do Participante com a Faelba. Da mesma forma, se um Participante tem um plano de Previdência em outra entidade e quer portar a sua reserva para a Faelba, ele pode realizar a Portabilidade, cessando o seu vínculo com a outra entidade e trazendo a sua reserva para ser administrada pela Faelba. Assim, é possível unificar as reservas em um só plano.

Vale ressaltar que a Portabilidade para entidades abertas somente será admitida quando a totalidade dos recursos for utilizada para a contratação de renda mensal vitalícia ou por prazo determinado. Neste caso, o prazo mínimo não poderá ser inferior ao período em que a respectiva reserva foi constituída, limitado ao mínimo de 15 anos.

Ainda com dúvidas sobre a Portabilidade? A equipe de Benefícios está à disposição para ajudar com os esclarecimentos necessários. Na próxima semana, confira mais sobre outro Instituto: o Autopatrocínio.

Av. Tancredo Neves, 450 - Ed. Suarez Trade, 33º andar, sala 3302 - Caminho das Árvores - Salvador - BA. Cep: 41.820-020

Tel.: (71) 3113-6000 / Fax: (71) 3113-6049