Saiba como organizar os documentos para a declaração do IR

COMUNICAÇÃO

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12 de janeiro de 2015

A declaração do Imposto de Renda (IR) deve ser planejada com antecedência para facilitar  a entrega. É aconselhável separar uma pasta com todos os documentos que serão usados na declaração do IR.

Confira os documentos que facilitam o preenchimento da declaração:

  1. Gerais: CPF; título de eleitor; comprovante de endereço; documento ou anotação com sua profissão; cartão do banco para informar o número da agência e da conta para restituição ou débito; cópia da declaração do IR anterior.
  2. Informes de Rendimentos: dos bancos (saldos e rendimentos); do empregador (informações dos rendimentos, contribuições INSS e Imposto Retido na Fonte); de gestoras, corretoras (com valores do saldo em conta e em cada aplicação, bem como rendimentos anuais) e PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR (Faelba).
  3. Recibos e notas fiscais de despesas com educação:esses documentos são válidos tanto para os contribuintes, quanto para seus dependentes. São considerados os gastos com escola, faculdade, pós-graduação e ensino técnico.
  4. Recibos e notas fiscais de serviços médicos e odontológicos:devem conter a razão social da empresa ou o nome completo do profissional, seu CNPJ ou CPF, o endereço do estabelecimento, o serviço realizado, bem como o nome completo do paciente e o valor.
  5. Comprovante de aluguel: é válido tanto para quem mora de aluguel, quanto para o proprietário.
  6. Comprovantes de contribuição: previdenciária (contribuições esporádicas realizadas para Previdência Complementar que não tenham sido pela folha de pagamento do empregador).
  7. Outros comprovantes: relação de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal do imposto; outras rendas recebidas, como heranças, doações, resgate do FGTS, indenização por ação; recibos de compra e venda de bens.

 

Fonte: UOL